Como manter seus colaboradores comprometidos com o trabalho?

Como manter seus colaboradores comprometidos com o trabalho?

Desenvolver a habilidade de construir um relacionamento com a sua equipe é o primeiro passo.

Cabe ao gestor aproveitar essa relação mais próxima para identificar quando alguém está desmotivado ou menos comprometido do que poderia.

Somente assim é possível trazer a equipe de volta e fazê-la acreditar no propósito da empresa. Os colaboradores têm de sentir que seu gestor está no mesmo barco que eles e que, juntos, ajudarão a companhia a trilhar um caminho de sucesso.

O comprometimento tem um sentido mais profundo, que passa pela motivação pessoal e o compromisso emocional com o trabalho.

Robert Kegan e Lisa Lahey, pesquisadores de Harvard, definem o colaborador comprometido como alguém que está com “seu ‘eu’ completo” (“your whole self”) no ambiente de trabalho. É algo como se dedicar de corpo e alma aos afazeres profissionais.

Uma pessoa 100% focada tem muito mais chances de ir além e conquistar grandes coisas para si e para a empresa.

O que é comprometimento profissional?

Comprometimento profissional pode ser definido como a dedicação do colaborador ao seu trabalho, que se expressa de três formas: física, cognitiva e emocionalmente.

Veja algumas condições psicológicas consideradas determinantes para criar um sentimento de comprometimento no colaborador. São elas: segurança, significância e disponibilidade.

1. Segurança

Uma pessoa que não está totalmente segura não consegue render 100% em seu trabalho. Quando o ambiente é saudável e passa confiança para o colaborador, a tendência é que ele tenha mais segurança para “arregaçar as mangas” e ser proativo. Isso passa não apenas pelo trabalho do gestor, mas também pelas relações que os funcionários estabelecem entre eles.

2. Significância

Para que uma pessoa se comprometa com a empresa, ela precisa se sentir valorizada e importante. O trabalho se torna significativo quando o colaborador está ciente das metas e tem autonomia para encarar problemas complexos que tenham real impacto no presente e no futuro da companhia.

3. Disponibilidade

O trabalho não rende se o colaborador não estiver com a saúde em dia. É fundamental estar bem física, psicológica e emocionalmente para o bom desempenho de seu papel.

A transformação do comprometimento da equipe é parte fundamental do trabalho do gestor. Uma das formas de incentivar os colaboradores a se comprometerem mais é com algo que possa uni-los e, ao mesmo tempo, valorizar seu trabalho.

Conheça nossa palestra Resgate seu Poder!

Fechar Menu