Como alcançar Qualidade de Vida no trabalho?

Como alcançar Qualidade de Vida no trabalho?

conceito de qualidade de vida é muito abrangente, compreende não só a saúde física como o estado psicológico, o nível de independência, as relações sociais em casa, na escola e no trabalho e até a sua relação com o meio ambiente.

Qualidade de vida está diretamente associado à auto-estima e ao bem-estar pessoal e compreende vários aspectos como, a capacidade funcional, o nível socio-económico, o estado emocional, a interação social, a satisfação com o emprego e/ou com atividades diárias e o ambiente em que se vive.

Qualidade de vida no trabalho

Mais de 75 mil colaboradores se afastaram do trabalho por razões ligadas à depressão e ao stress.

Não é por acaso que muitas empresas e organizações revelam preocupação, hoje em dia, com a qualidade de vida no trabalho. Como sabemos é no trabalho que passamos muito do nosso tempo. Por esse motivo, a qualidade de vida no trabalho, passou a ser vista como fundamental nos tempos modernos.

O que é qualidade de vida no trabalho?

Quando falamos em qualidade de vida no trabalho nos referimos  aos benefícios e malefícios do ambiente de trabalho para o indivíduo. O objetivo é desenvolver ambientes de trabalho que sejam tão favoráveis tanto para o indivíduo como para a saúde econômica da organização.

Como vimos, qualidade de vida é uma expressão que se refere às condições de vida do homem, o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, relacionamentos sociais, como família e amigos e também saúde, educação e outros aspectos que influenciam a vida humana. O conceito de qualidade de vida no trabalho são estas condições no local do trabalho.

Importância da qualidade de vida no trabalho

importância da qualidade de vida no trabalho é crescente no atual contexto econômico e social, levando em conta a relevância que o emprego representa na vida das pessoas e o quanto um bom ambiente organizacional pode ser útil na gestão das pessoas e na melhoria da produtividade das empresas e organizações.

Não podemos separar o lado humano do lado profissional, uma vez que o homem é provido de competências e capacidades individuais que podem ser alteradas em virtude das condições do meio em que está inserido.

Neste sentido, com o passar dos tempos, as empresas começaram a refletir sobre o bem-estar dos seus colaboradores e a produtividade individual de cada um.

Dentro dessa nova realidade, o termo qualidade de vida no trabalho começou a ser debatido e implementado nas organizações.

Modelo Biopsicosocial

A alteração dos estilos de vida, alterações no mercado de trabalho e dos tempos livres são fatores que têm um forte impacto na saúde das pessoas. O trabalho e os tempos livres deveriam ser uma fonte de saúde para as populações.

 

As constantes mudanças a que a sociedade está sujeita, passaram a exigir do indivíduo uma grande capacidade de adaptação física, mental e social. Competitividade, pressão para obter resultados, acumulação de informações e tarefas decorrentes de um mundo cada vez mais globalizado, falta de tempo para o lazer, entre outros fatores, pautam o mundo moderno e acarretam, inevitavelmente, consequências.

O trabalho é uma das principais causas de stress na atualidade. O stress, por sua vez, exerce uma influência direta no desempenho profissional e na produtividade.

O stress crônico tende a desencadear problemas psicossociais intensos. Por estes motivos é que o stress e qualidade de vida no trabalho são temas tão presentes no cotidiano das organizações.

Veja algumas dicas para melhorar a Qualidade de Vida no trabalho:

·      Foco – Um profissional focado e comprometido com seu trabalho sofre menos interferências negativas do ambiente.

·      Afaste-se das “fofocas” – Conversas fúteis sobre a vida dos colegas e superiores só alimenta um ambiente hostil.

·      Aprenda a trabalhar em equipe – O trabalho em equipe é uma das principais habilidades exigidas pelas empresas. Colabore com seus colegas e aprenda com eles também

·      Cumpra prazos e horários – Cumprir as suas tarefas com qualidade e dentro dos prazos evita stress desnecessário e melhora o seu desempenho.

·      Cultive bons relacionamentos – Mantenha boas relações interpessoais com seus colegas e superiores. Isso torna o ambiente melhor e mais saudável.

Vamos conversar mais sobre esses assunto?

Fechar Menu